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Você lembra quando limpou sua caixa d’água?

11 de Fevereiro
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A Companhia de Águas e Saneamento (CASAN) trata a água torando- a potável e distribui para que chegue às unidades de consumo. Conforme o gerente da Casan de Pinhalzinho, Joarez da Silva, a água é processada até tornar-se própria para consumo. “A água bruta captada passa por diversos processos: a floculação, a decantação, a filtração, cloração, fluoretação e depois somente é que é realizada a emissão para as residências. São realizados testes ao final do processo e essa água deve apresentar-se totalmente potável, adequada para o consumo humano, sem necessidade de fervura ou qualquer outro processo”, explica.

Porém para que a qualidade de água seja mantida a higienização do reservatório pelo morador, deve acontecer no máximo a cada seis meses. “As redes d’água são muito extensas e permanecem ocultas. Pode ocorrer algum rompimento na rede, ramal com defeitos, luva com anel solto, gerando contato da água com a terra. Quando é necessária a intervenção para conserto, não há como conter a água nas linhas e por mais que se faça a descarga, muitas vezes pode restar resíduos que irão acumular-se na caixa d’água. Tecnicamente é comprovado que é fundamental a limpeza, no mínimo a cada seis meses”, orienta Joarez.

A limpeza pode ser feita somente com água ou com uma mistura de água sanitária seguida de enxague. “Pode-se usar em média 100 ml de água sanitária em um balde com dez litros de água e realizar a higienização e depois realizado enxague normal”.

A CASAN em Pinhalzinho

Água é uma demanda crescente em um município em plena expansão como Pinhalzinho, exigindo da CASAN ampliação da capacidade de produção, bem como melhoria na infraestrutura. “Nossa produção diária é de quatro milhões de litros e o consumo varia de acordo com a estação, mas gira em torno de três milhões e quinhentos mil litros/dia. Temos capacidade para suprir a demanda atual, mas nos preocupamos com o crescimento da cidade. Recentemente foi realizado um convenio de programa, onde a CASAN atende as demandas apontadas pela prefeitura”.

Em 2019 devem iniciar obras de implantação do esgoto sanitário em Pinhalzinho, bem como outras melhorias estruturais.

Emergências

 A Estação de Tratamento de Água possui expediente de colaboradores, em tempo integral. Em caso de emergência, como rompimento de tubulação por exemplo, a população pode entrar em contato direto através do telefone 3366 1729, ou então através do telefone gratuito registrado em todas as faturas que o consumidor recebe.

 

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