Publicidade

Jardinópolis realiza Conferência da Saúde

14 de Março
Publicidade

Na tarde desta quarta-feira (13), a Secretaria de Saúde realizou a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Jardinópolis. Contou com a presença de membros da Unidade Básica de Saúde (UBS), representantes dos Poderes Executivo e Legislativo e da sociedade civil.

O vice-prefeito Albino Kuskoski declarou aberta a Conferência e parabenizou todos os profissionais da UBS pelo trabalho prestado à população. “Foi alcançado o 13º melhor índice no Estado de investimento em saúde por pessoa, vamos continuar trabalhando para avançar, ainda mais, e oferecer um atendimento melhor aos munícipes”, salientou.

Na sequência, o secretário de saúde Mauro Risso apresentou as ações desenvolvidas em todos os setores da Secretaria e a sistemática pela qual é feito o atendimento aos pacientes, desde a recepção até um chamado de emergência. Destacou a importância de o município ter recebido diversas emendas parlamentares. “Com o valor superior a R$ 500 mil, nesses dois primeiros anos de governo, foi possível proporcionar mais exames, cirurgias e transporte de qualidade a hospitais e clínicas da região”, enfatizou.

Para colaborar no debate, foi proporcionado um momento com a conferencista e palestrante, Marli Agustine. Em uma das primeiras afirmações, disse que as pessoas devem ter mais compromissos com o Sistema Único de Saúde (SUS). “É importante saber dos direitos, mas também dos deveres, para que todos possam ser bem atendidos”, defendeu.

Marli fez uma constatação positiva da implantação do Sistema de Regulação (Sisreg), pois veio para ajudar e ordenar agendamentos de consultas especializadas, exames, cirurgias e demais demandas do setor. “Devemos trabalhar para descentralizar de Florianópolis e outros grandes centros alguns atendimentos especializados, para regiões mais interioranas, a exemplo do Oeste Catarinense”, conclamou.

Debate

Para dar voz aos participantes foram organizados três grupos, com temas distintos para nortear o debate. Logo em seguida foram apresentadas as propostas nas esferas municipal, estadual e federal. No final, foram escolhidos os delegados para representar Jardinópolis na Conferência Estadual.

Membros titulares: Adilmara Malacarne, Maielica Staczak, Mauro Risso e Rosane Paloschi

Membros suplentes: Mailyn Cremonini, Nádia Detoni Nadaleti, Tanara Kanareki da Costa Weirich e Teresinha Gregolin

Publicidade
Publicidade