Publicidade

Oitava edição da Copa Alfa chega ao final neste sábado

A maior Copa Esportiva Agrícola do país encerra com 14 mil envolvidos

18 de Outubro
Publicidade

Tudo pronto para o coroamento da maior Copa Esportiva do Brasil, envolvendo apenas famílias agropecuaristas. Encerra amanhã, dia 19 de outubro na sede da AARA em Chapecó, na Linha Monte Alegre, a 8ª Copa ALFA contabilizando 14 mil agricultores envolvidos nas etapas classificatórias, ou seja, 93,3% da meta inicial que era de 15 mil. Na etapa comunitária (filiais), foram 9.500 participantes e nas regionais, outros 3.500. Mil pessoas são esperadas para sábado, sendo 40% atletas, 40% de torcidas e o restante, organizadores, convidados e profissionais de imprensa. A grande final terá início às 9h com breve cerimonial.

Para as nove delegações de associados - uma por regional da Alfa - e a imprensa, será servido café da manhã a partir das 7h30 no Centro de Eventos ALFA. Exposição de imagens Aurora 50 anos, apresentação musical e de dança e atuação de palhaços, darão o tom da festa. Gratuitamente, a UNIMED Chapecó vai dispor de estrutura adequada. Das 11h45 às 13h15 será serviço almoço.

Desde o lançamento, dia 30 de abril na Arena Condá, são seis modalidades disputadas: truco e canastra (únicas modalidades que terão presentes, na final, os vice-campeões regionais), bochas masculina e feminina, suíço livre e sênior. Das 71 equipes finalistas de 42 filiais, apenas seis subirão ao pódio, por volta das 16h deste sábado nos gramados da AARA e ganharão da Cooperalfa viagem técnica-turística ao Brasil Central, ainda em 2019.

Para Guiomar Michielin, presidente da Associação Atlética e Recreativa Alfa e coordenador geral, “a COPA ALFA educa para a PAZ e a Cooperação e não para a GUERRA; o maior troféu é o encontro, o abraço, a amizade, o lazer; a prática do esporte está ligada à prevenção da saúde e ao bem-estar físico e mental”, disse.

O 1º vice-presidente da Alfa e desportista Cládis Jorge Furlanetto, pondera que é papel de uma cooperativa, “além de buscar solidez nos negócios, jamais perder o contato com as famílias, reforçando laços de irmandade, com forte congraçamento”. E, Edilamar Wons, 2º vice-presidente da Alfa, afirma que o contato humano está no DNA da cooperativa.  “É através de uma boa conversa que tudo se encaminha e até as transações comerciais emergem como consequência da confiança bi-lateral”.  Os diretores reforçam que o sucesso da Copa tem grande mérito na base, junto às filiais e, por isso, “um agradecimento muito especial ao empenho de gerentes, funcionários e líderes”, estendeu o presidente da Cooperalfa Romeo Bet, que se encontra em recuperação de saúde por alguns dias.     

Conheça os finalistas

Regional Canoinhas: truco - Canoinhas e Major vieira; canastra - Rio Negro e Canoinhas; suíço sênior - Bela Vista do Toldo; suíço livre - Irineópolis; bocha masculina - Bituruna e Bocha Feminina não teve nessa regional.

Regional  Campo Erê: truco - São Lourenço do Oeste e Campo Erê; canastra - São Bernardino e Palma Sola; suíço sênior - São Lourenço do Oeste; suíço livre, bocha feminina e masculina, as três, Palma Sola.

Regional Chapecó: - truco - Nova Itaberaba e Linha Pavão; canastra - Marechal Bormann e Linha Pavão; suíço sênior – Nova Itaberaba; Bocha feminina e masculina, mais o suíço livre, as três modalidades, Loja Agropecuária matriz;

Regional Quilombo: truco - São Roque e Formosa do Sul; canastra - São Roque e Santiago do Sul; Bocha masculina -  São Roque. A filial de Quilombo ficou com o suíço sênior e livre, mais a bocha feminina.

Regional de Xaxim: truco - Marema e Xaxim; canastra - Lajeado Grande e Marema; suíço sênior - Marema; suíço livre - Coronel Martins; bocha feminina - Linha Tigre e bocha masculina - Faxinal dos Guedes.

Regional Alto Uruguai Gaúcho: truco - Viadutos e Severiano de Almeida; canastra - Viadutos e Aratiba; Suíço livre – Aratiba; Suíço sênior com Severiano de Almeida; bocha feminina, 1º lugar para Campinas do Sul e bocha masculina com Viadutos.

Regional de São José do Cedro: truco - São José do Cedro e São Miguel do Oeste; canastra - Romelândia e Guarujá do Sul; suíço sênior e livre, mais bocha feminina, as três modalidades serão representadas dia 19 em Chapecó, pela filial de Guarujá do Sul e, bocha masculina por São Miguel do Oeste.

Regional de Coronel Freitas: - truco Tarumanzinho e Nova Erechim; canastra - União do Oeste e Tarumanzinho; suíço sênior e livre - Santo Antônio do Meio; bocha feminina – Jardinópolis e bocha masculina - Nova Erechim.

Regional de Águas de Chapecó: truco - Sobradinho e Águas de Chapecó; canastra - Caxambu do Sul e Cambucica; suíço sênior - Caxambu do Sul; suíço livre e bocha feminina - Aguinhas e bocha masculina - Águas de Chapecó;

Obs. Mato Grosso do Sul não participou da COPA.