Publicidade

Comissão avalia situação da estiagem em Pinhalzinho

O município irá declarar situação de emergência

23 de Novembro
Publicidade

Na tarde de hoje (23), na Prefeitura de Pinhalzinho se reuniram autoridades para discutir a situação da estiagem no município. Estiveram presentes representantes agroindústrias, sindicatos, Epagri e Defesa Civil, além do prefeito Darci Fiorini e o Secretário da Agricultura Honorino Dalapossa.

Na reunião foi informado que município está nos trâmites para declarar situação de emergência devido a estiagem. O documento oficial deve ser emitido até o final da tarde de hoje.

Segundo o Secretário da Agricultura, Honorino Dalapossa o principal problema no momento são os animais, devido as grandes perdas em milho e grão,  “É um problema quando se fala em alimentação para os bovinos, que não tem volumoso. A maior reserva de alimentação do agricultor ainda é a silagem, estamos esgotando estoques do ano passado, e esse material que vai ser colhido agora, muito mais cedo, mas se não agirmos agora para colher toda essa lavoura de milho ele seca e não ocorre fermentação a silagem acaba não tendo qualidade, ou nem podendo ser utilizada.”

Honorino orienta aos produtores que procurem fazer reservatórios, “O que a gente pede para os agricultores é procurem ter um reservatório de no mínimo 5 mil litros em casa, para se prevenir para no mínimo uma semana. Caso a situação continue se agravando o que teremos que fazer é contratar caminhão pipa. É preciso começar pensar num plano de contingência dentro da sua propriedade. Pois todas as projeções estão dando para chuvas em março e abril com previsões piores para maio, o que é um período muito longo.”, concluiu.

Publicidade
Publicidade